sábado, 9 de maio de 2009

Dia das Comunicações



Essa semana exatamente no dia 5 de Maio foi comemorado o Dia das Comunicações. Comunicar é o ato de trocar informações, expor ideias, dar um noticia, divulgar algo, etc.

Existem 3 elementos que são essenciais para a comunicação: um emissor (aquele que transmite a informação), um receptor (aquele que recebe a informação) e a mensagem a ser transmitida. Quase sempre emissor e receptor trocam de papéis durante a comunicação.

Antigamente se comunicar com pessoas que não estavam próximas era muito difícil, as pessoas que tinham condições se comunicavam por mensageiros e por cartas, existiam também tribos africanas que se comunicavam por tambores ou por sinais de fumaça.

Nesse mesmo dia 05 de maio só que no ano de 1865, nascia no Rio de Janeiro Cândido Mariano da Silva Rondon, mais conhecido como Marechal Rondon responsável pela instalação de quilômetros de linhas telegráficas em nosso país.

A comunicação como tudo foi evoluindo, tivemos muitos meios de comunicação, como o Telegrafo, o Código Morse, as Cartas, o Telefone, o Rádio, a Televisão, o Fax, o Celular, os Jornais, as Revistas, a Internet, etc. Hoje possuímos inúmeras formas para nos comunicarmos e tudo isso graças aos gênios que inventaram os meios de comunicação citados acima, e mesmo com tudo isso um dos meios de comunicação mais antigo e mais utilizado é a Fala.

E é dessa forma que hoje temos acesso as informações sem ter que esperar semanas ou meses, temos acesso as informações sem ter que bater tambores ou fazer sinais de fumaça... É inegável que um dos maiores bens que possuímos é o da Comunicação e cabe a nós usarmos para o bem ou para o mau.

Fontes:

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Case: Idea - Um trabalho de comunicação integrada

A FIAT Automóveis, é marcada por avanços tecnológicos e inovações, a FIAT reafirma seu compromisso com o Brasil, através de investimentos em novos produtos, processos produtivos e serviços ao cliente. A empresa tem uma política de relacionamentos transparentes desdas prestadoras de serviços até os consumidores.

A comunicação corporativa, trabalha a área institucional, utilizando de ferramentas integradas, porém inovadoras, sendo estruturada em três núcleos de trabalho: Eventos, Relações Públicas, Imprensa, Sociedade e cultura. A Comunicação Corporativa foi reconhecida pela ABERJE (Associação brasileira de comunicação empresarial) como empresa do ano.

O Lançamento do FIAT Idea da atuação das áreas de comunicação agindo de forma integrada, dispertando o interesse de públicos diferenciados. O evento do FIAT Idea, na Bahia reuniu mais de mil pessoas, entre, jornalistas, concessionárias da América Latina, importadores, frotistas e fornecedores.

O objetivo da comunicação interna transformar e envolver todos os empregados. Teve como foco principal exaltar os principais atributos da mini van. Foi realizado um test drive diferenciado, que contava com a presença de um navegador a bordo. Para apresentar a parte externa foi realizada uma parada rápida no pit stop , os jovens de um projeto social mantido pela empresa tiveram a oportunidade de fazer algumas intervenções artísicas no carro que após circulou por outros diversos eventos realizados pela corporação.

Todas as concessionárias do Brasil foram decoradas à moda FIAT Idea. E os anúncios das principais revistas e jornais, a empresa lançou nas rádios uma música cantada por um cubano que explorava a latinidade. Se tornando uma das músicas mais pedidas na rádio Jovem Pan.

O FIAT Idea conquistou os consumidores, superando as expectaitvas da empresa, ganhando pela imprensa especializada a valorização de suas ações, através do prêmio : " Carro do Ano 2006", o mais importante prêmio do setor automobilístico.


Fonte:http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=3130558571103015079

Políticas de comunicação Corporativa 02, Laboratório Integrado de Marketing e Cultura - ECA

Vídeo: http://organizacaoempauta.blogspot.com/

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Conteúdo: Paradoxos

“... significa ajudar as organizações a se posicionar perante a sociedade, demonstrando qual é a razão de ser do seu empreendimento, (...) bem como definir uma identidade própria e como querem ser vistas no futuro.” (KUNSCH, 2003, p. 103)

Refletindo sobre os pensamentos de uma das autoras mais renomadas no campo teórico das Relações Públicas, pode-se entender que a comunicação estratégica tem como principal objetivo firmar a organização no cenário contemporâneo de modo efetivo.

Os conceitos da gestão estratégica da comunicação, também abordados de maneira admirável no livro ‘O que é comunicação estratégica nas organizações’ pelas autoras Ivone de Lourdes Oliveira e Maria Aparecida de Paula, mostram cada vez mais como a dimensão instrumental/mecanicista da comunicação é algo que, realmente, deveria estar presente somente nos antigos livros e obras acadêmicas.

No contexto atual, a comunicação nas organizações devem sempre preocupar-se, prioritariamente com a definição de uma identidade própria e com o reforço dos relacionamentos existentes para com seus públicos-alvo.

Em 2002, Oliveira cria o modelo de interação comunicacional dialógica com o intuito de deixar bem clara a questão da importância do diálogo e da discussão entre organização-públicos. O esquema mostra, como pode ser visto a seguir, que o rótulo de ‘emissor’ e ‘receptor’ de mensagens é extinto, dando lugar a uma nova nomeação. O modelo quer esclarecer que as relações entre os interlocutores, termo agora utilizado para definir a organização e seus públicos, devem ter o intuito da discussão, do diálogo e das sugestões. É a partir daí, que se criam os espaços comuns, que tem como objetivo dar lugar expressivo a esses relacionamentos entre dois ou mais interlocutores.

Fonte Imagem: http://www.rp-bahia.com.br/colunas/imagem-ivone.jpg

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Revista: ORGANICOM


A Organicom (Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas) renomada na área da Comunicação, esta no mercado graças a parceria entre a ABRAPCORP e a Escola de Comunicação e Artes - Eca.

A Revista foi lançada no 2° semestre de 2004 e sua publicação é semestral. Traz diversos assuntos voltados para estudantes, pesquisadores e profissionais da área, com artigos, depoimentos, resenhas, entrevistas e pesquisas de especialistas de grande importância no cenário comunicacional.

Essas matérias trazem debates de temas contemporâneos que geralmente são resultantes de pesquisas feitas pelas Universidades. A Organicom esta na sua 7ª edição e traz como tema "Identidade, Marca e Gestão de Reputação Corporativa" que analisa a Teoria da Semiótica e dos Estudos Culturais Ingleses sobre Identidade preocupando-se com a manutenção da reputação para atingir o intangível da marca e da reputação.

A publicação é distribuida para centros de pesquisas e bibliotecas de Universidades e Faculdades de Relações Públicas do país. Cada exemplar custa 25 reias e pode ser adquirida no site www.eca.usp.br/organicom ou assinaturas@revistaorganicom.org.br

Referência Bibliográfica e Fonte:

terça-feira, 5 de maio de 2009

Entrevista: Pedro Prochno

No contexto contemporâneo, é possível perceber o quanto a comunicação organizacional é um assunto que possui ampla dimensão, não só teórica e prática, mas também de acordo com o que cada profissional/pessoa entende por este assunto.

Por isso, entrevistamos o profissional de Relações Públicas, *Pedro Prochno (23), para saber, na opinião dele e de forma simples, qual a definição de comunicação organizacional, já que não existe uma regra a seguir.

“Comunicação organizacional é toda comunicação que a organização desenvolve para seus públicos de acordo com sua missão, visão e valores.”


Segundo seu conceito, Pedro acha que algumas empresas que temos no Brasil não atingem este conceito, “pois às vezes comunicam algo que não reflete exatamente no que ela é. Comunicam coisas que destoam da sua forma de agir e pensar, fazendo-o por modismo ou apenas para transmitir aos públicos o que estes querem ouvir, sem ter por trás uma estratégia de negócios”

Para concluir, o que falta na comunicação organizacional atualmente são “as empresas trabalharem de acordo com o que elas são e não destoar ou comunicar algo que elas não acreditam ou que não seja parte do ser delas. Além de alinhar a comunicação com os objetivos de construção da imagem e reputação da organização e de sua estratégia de negócio”
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Finalizando o post, quero agradecer o Pedro pela gentileza de ceder parte de seu tempo para responder nossas perguntas, dividindo conosco, de forma breve, seu conhecimento e opinião sobre o assunto.

*Pedro Prochno é formado em Relações Públicas pela Universidade Metodista de São Paulo (dez/08). Atualmente integra a equipe do programa de sustentabilidade da Accenture, onde é responsável por desenvolver toda a comunicação interna e externa e é membro do Rotaract Club Aliança Lapa. Durante a graduação desenvolveu atividades voluntárias pelo Rotex São Paulo, estagiou na Unisys Brasil (TI) em Marketing & Communications, Burson-Marsteller – onde atendeu Discovery Networks, Mattel e Gerdau (gerenciamento de crises), assessorou Lilian Pacce (GNT Fashion – Globosat) e integrou o Núcleo de Relações com a Imprensa do Banco Real.

domingo, 3 de maio de 2009

Memória Organizacional

Com o aparecimento do computador e em seguida da internet, a informação tomou proporções gigantescas. Mais como recuperar tantas informações? Quanto mas se guarda, mais difícil se torna a restauração das mesmas. A memória da organização precisa ser recuperada, preservada e restabelecida de forma ágil, afim de proporcionar lucros e uma melhor competitividade no mercado. Ao longo dos tempos são aprimorados alguns valores e príncipios.
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Paulo Nassar, presidente executivo da ABERJE, professor da ECA/USP, um dos profissionais brasileiros de maior prestígio na área de comunicação empresarial, abordou em sua oficina realizada no III ABRAPCORP o seu livro: "Relações Públicas na construção da responsabilidade histórica e no resgate da memória institucional das organizações", mostrou que a história empresarial pode mostrar e expressar se naquele momento, o que a organização está passando é apenas uma jogada de marketing ou trata-se de sua identidade. Citou ainda a empresa Odebrecht e a ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) como a pioneira no uso da história e da memória, e o trabalho que a associação exerce em seu Centro de Memória e Referência expandindo o seu acervo a cada dia.
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