sábado, 9 de maio de 2009

Dia das Comunicações



Essa semana exatamente no dia 5 de Maio foi comemorado o Dia das Comunicações. Comunicar é o ato de trocar informações, expor ideias, dar um noticia, divulgar algo, etc.

Existem 3 elementos que são essenciais para a comunicação: um emissor (aquele que transmite a informação), um receptor (aquele que recebe a informação) e a mensagem a ser transmitida. Quase sempre emissor e receptor trocam de papéis durante a comunicação.

Antigamente se comunicar com pessoas que não estavam próximas era muito difícil, as pessoas que tinham condições se comunicavam por mensageiros e por cartas, existiam também tribos africanas que se comunicavam por tambores ou por sinais de fumaça.

Nesse mesmo dia 05 de maio só que no ano de 1865, nascia no Rio de Janeiro Cândido Mariano da Silva Rondon, mais conhecido como Marechal Rondon responsável pela instalação de quilômetros de linhas telegráficas em nosso país.

A comunicação como tudo foi evoluindo, tivemos muitos meios de comunicação, como o Telegrafo, o Código Morse, as Cartas, o Telefone, o Rádio, a Televisão, o Fax, o Celular, os Jornais, as Revistas, a Internet, etc. Hoje possuímos inúmeras formas para nos comunicarmos e tudo isso graças aos gênios que inventaram os meios de comunicação citados acima, e mesmo com tudo isso um dos meios de comunicação mais antigo e mais utilizado é a Fala.

E é dessa forma que hoje temos acesso as informações sem ter que esperar semanas ou meses, temos acesso as informações sem ter que bater tambores ou fazer sinais de fumaça... É inegável que um dos maiores bens que possuímos é o da Comunicação e cabe a nós usarmos para o bem ou para o mau.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário