sábado, 18 de abril de 2009

A importância de estar na mente do público

No filme " Do que as mulheres gostam" de Nancy Meyers, estrelado por Mel Gibson e Helen Hunt. Gibson interpreta um publicitário machista e mulherengo, que sofre um baque quando vê que a sua esperada promoção esvaiu-se. Com a contratação de Darcy, para o lugar que seria seu.

Como primeira iniciativa ela tenta fazer com que todos do escritório entendam melhor o universo feminino, para que a agência consiga conquistar uma fatia imensa do mercado representado pelas mulheres.

Já em casa enquanto pensa numa forma de compreender melhor esse segmento, Nick (Mel Gibson) sofre um acidente e adquire o poder de ler a mente das mulheres. Com este poder ele pode descobrir o que elas realmente pensam.

Uma ótima pedida para o fim de semana. Vá a uma locadora mais próxima de você, e veja o filme com os olhos da comunicação.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Case: "Planeta H2O"

A Caterpillar Brasil, empresa que atua no ramo de maquinários e motores, tem procurado exercer, de maneira efetiva, a tão conhecida e almejada responsabilidade social. Frente a essa vontade de posicionar-se como uma organização preocupada em promover o desenvolvimento sustentável, a empresa desenhou um novo projeto, que tem como objetivo principal a criação do espírito de conscientização dentro das pessoas em relação à problemática da água.

O “Planeta H2O” teve inserido, no âmbito de suas estratégias de comunicação, a criação de um vídeo de 18 minutos que aborda a possível escassez de água no planeta e os problemas que podem surgir a partir disso. Para atrair o público desejado, a Caterpillar, em parceria com a Do It! Comunicação, apresentou o vídeo num ambiente desenvolvido especialmente para o projeto. Trata-se de uma esfera inflável de 6 metros de diâmetro, na qual a apresentação pode ser visualizada de seu interior em uma visão de 180 graus. Por meio desse diferencial, os visitantes experimentam a sensação de real imersão nas cenas reproduzidas, trazendo a tona um sentimento de acolhida. Junto a isso, foi criada, ao redor da esfera, uma exposição mostrando vários painéis para contextualizar e aprofundar os temas tratados no vídeo.

Compareceram ao projeto, em grande quantidade, as redes de ensino fundamental e médio, que eram realmente o público prioritário da organização. Além disso, pelo grande sucesso do empreendimento, a empresa ocupou um espaço relevante na mídia eletrônica, alcançando assim, a repercussão desejada.

Ao analisar o projeto, é claramente perceptível, que a empresa procura vincular sua imagem institucional com a causa ambiental. Estratégia essa, que exige grande cuidado e inteligência por parte de seus realizadores, pois não podem haver falhas em um projeto que trata de um tema tão importante para a sociedade. Além disso, ao avaliar os resultados, compreende-se que a organização conseguiu atingir seus objetivos e manter a imagem de uma organização preocupada com o meio ambiente.

Contudo, pode-se dizer que a Caterpillar Brasil tem hoje uma posição forte no mercado e uma imagem marcante na mente de seus stakeholders. Ela conseguiu associar seus produtos, de maneira majestosa, à luta contra a degradação do meio ambiente, graças à aplicação da comunicação estratégica em seus projetos.

Fonte Imagem: http://brasil.cat.com

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Conteúdo: A Comunicação das Organizações

Com os avanços tecnológicos e com a maior exigência dos públicos, as organizações passaram a se preocupar cada vez mais em aperfeiçoar suas relações com eles.

Antigamente, as organizações tinham como objetivo passar as informações para seus públicos, sem se importarem com o "feedback" deles para saber o que eles pensavam e achavam da organização. Com o passar do tempo, as instituições perceberam que se continuassem com esse pensamento iriam deixar de existir, pois com as novas tecnologias empregadas nos produtos e nas informações fez com que os públicos passassem a ser mais exigentes, interferindo nas ações das organizações.

As instituições passam a dar mais importância a área de comunicação em que todas as sub-áreas existentes como Relações Públicas, Jornalismo, Marketing e Publicidade e Propaganda passam a trabalhar juntoas de forma a pensar estratégicamente nas ações das organizações, o que faz com que seu objetivo seja cumprido de forma eficaz.

Referência Bibliográfica: KUNSCH, Margarida M. K. Comunicação Organizacional: conceitos e dimensões dos estudos e das práticas. In: MARCHIORI, Marlene. Faces da cultura e da comunicação organizacional. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2006. p. 167-190

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Reportagem: YouTube-se

Criado em fevereiro de 2005, pelo americano Chad Hurley e pelo chinês Steve Chen, o Youtube surgiu para evitar problemas ao enviar e receber arquivos de vídeo pela internet. Hoje, além de ser o principal portal de compartilhamento de vídeos do mundo, é acessível a qualquer pessoa divulgar ou hospedar arquivos para uma audiência planetária.

Para uma organização que possui diferentes formas de se relacionar e interagir com seus públicos, o Youtube se tornou um canal rico em informações institucionais e com atual crescimento de 91,7% de acesso aos vídeos coorporativos, segundo pesquisa realizada pela agência NetRatings em parceria com o Ibope.

Quem ficou satisfeito com este resultado e com o sucesso do site, foram algumas empresas brasileiras que já aderiram ele como sua principal ferramenta estratégica de comunicação para atingir uma massa enorme de usuários de forma simples e barata. Posso citar como exemplo, a Petrobrás utiliza o Youtube com a função de monitorar os vídeos que são publicados com referência à marca como forma de interação entre a empresa e seus clientes. Já a construtora Tecnisa, investe na criatividade, disponibilizando vídeos para divulgação de seus produtos e serviços, como podemos ver abaixo:





Para garantir sucesso através do site, as empresas devem primar pela qualidade daquilo que colocam no ar, ou seja, manter o conteúdo interessante para que agregue valor ao usuário, assim, aumentar a audiência do vídeo publicado. Outro pré-requisito é diversificar o material e transmitir informações novas aos usuários, que exigem cada vez mais dos canais de comunicação organizacional.
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Referência Bibliográfica: FARIA, Stéferson. Revista Comunicação Empresarial. São Paulo, junho de 2008. pg 65-67
Vídeo: Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=OyqaoEEraqY&eurl=http%3A%2F%2Fwww%2Eorganizacaoempauta%2Eblogspot%2Ecom%2F&feature=player_embedded

segunda-feira, 13 de abril de 2009

A Organização e o Corpo Humano

Primeiramente para se falar sobre Comunicação Organizacional é preciso definir e entender o que essas palavras significam.

Uma das várias definições de comunicação dada pelo Dicionário Aurélio que se encaixa bem ao contexto é: Ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos e processos convencionados, que através da linguagem falada ou escrita, quer de outros sinais, signos ou símbolos, quer de aparelhamento técnico especializado, sonoro e visual.

O conceito básico de organização vai muito além de que uma organização é apenas um edifício ou um galpão. Uma organização é um ambiente humano, onde um grupo de pessoas trabalha em pró do mesmo objetivo, objetivo esse que está diretamente ligado ao serviço prestado pela organização. Na Volkswagen um automóvel, na Universidade Metodista o conhecimento.

Porto Simões disse que uma organização é um sistema composto por subsistemas interligados. Para melhor compreensão podemos comparar uma organização ao nosso corpo. Os subsistemas seriam os órgãos, para o bom funcionamento do corpo humano é necessário que todos os órgãos estejam funcionando corretamente, se o rim ou o pulmão tiver algum problema isso afetará todo o corpo. Assim também funcionam os subsistemas de uma organização, se o departamento de produção ou o de vendas tiver problemas, isso acarretará no andamento da organização.

O departamento de comunicação pode ser considerado o coração de uma organização, cabe a ele bombear informações para todos os subsistemas, de maneira que todos possam trabalhar bem e em conjunto. Para isso o arsenal de ferramentas é infindável, cabe aos encarregados terem a sensibilidade para saber qual pode ser a melhor forma de fazer isso, quais os métodos que se adaptam melhor a organização.

Organização em Pauta

O Organização em Pauta procura abordar várias vertentes da Comunicação Organizacional de forma simples e objetiva. Foi criado com o intuito de aprimorar e enriquecer as áreas acadêmica e profissional dessa área e focar em sua importância para as organizações. Para isso nos organizamos de maneira a facilitar a busca pelo conhecimento e compreensão de nossos leitores.

A cada dia abordaremos um tema diferente:

Terça-feira: Entrevistas com professores, pesquisadores e profissionais da área;
Quarta-feira: Resenhas ou comentários de livros e revistas;
Quinta-Feira: Comentários sobre os temas estudados em sala de aula;
Sexta-feira: Apresentação de cases da área;
Sábado: Notícias, artigos, comentários sobre eventos etc.

O blog é acompanhado e atualizado pela agência Veneta Comunicação. Ela é formada por sete alunos do 3º semestre do curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo, que juntos pretendem informar todos aqueles que os lêem com qualidade.