quarta-feira, 15 de abril de 2009

Reportagem: YouTube-se

Criado em fevereiro de 2005, pelo americano Chad Hurley e pelo chinês Steve Chen, o Youtube surgiu para evitar problemas ao enviar e receber arquivos de vídeo pela internet. Hoje, além de ser o principal portal de compartilhamento de vídeos do mundo, é acessível a qualquer pessoa divulgar ou hospedar arquivos para uma audiência planetária.

Para uma organização que possui diferentes formas de se relacionar e interagir com seus públicos, o Youtube se tornou um canal rico em informações institucionais e com atual crescimento de 91,7% de acesso aos vídeos coorporativos, segundo pesquisa realizada pela agência NetRatings em parceria com o Ibope.

Quem ficou satisfeito com este resultado e com o sucesso do site, foram algumas empresas brasileiras que já aderiram ele como sua principal ferramenta estratégica de comunicação para atingir uma massa enorme de usuários de forma simples e barata. Posso citar como exemplo, a Petrobrás utiliza o Youtube com a função de monitorar os vídeos que são publicados com referência à marca como forma de interação entre a empresa e seus clientes. Já a construtora Tecnisa, investe na criatividade, disponibilizando vídeos para divulgação de seus produtos e serviços, como podemos ver abaixo:





Para garantir sucesso através do site, as empresas devem primar pela qualidade daquilo que colocam no ar, ou seja, manter o conteúdo interessante para que agregue valor ao usuário, assim, aumentar a audiência do vídeo publicado. Outro pré-requisito é diversificar o material e transmitir informações novas aos usuários, que exigem cada vez mais dos canais de comunicação organizacional.
.
Referência Bibliográfica: FARIA, Stéferson. Revista Comunicação Empresarial. São Paulo, junho de 2008. pg 65-67
Vídeo: Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=OyqaoEEraqY&eurl=http%3A%2F%2Fwww%2Eorganizacaoempauta%2Eblogspot%2Ecom%2F&feature=player_embedded

Nenhum comentário:

Postar um comentário