sexta-feira, 17 de abril de 2009

Case: "Planeta H2O"

A Caterpillar Brasil, empresa que atua no ramo de maquinários e motores, tem procurado exercer, de maneira efetiva, a tão conhecida e almejada responsabilidade social. Frente a essa vontade de posicionar-se como uma organização preocupada em promover o desenvolvimento sustentável, a empresa desenhou um novo projeto, que tem como objetivo principal a criação do espírito de conscientização dentro das pessoas em relação à problemática da água.

O “Planeta H2O” teve inserido, no âmbito de suas estratégias de comunicação, a criação de um vídeo de 18 minutos que aborda a possível escassez de água no planeta e os problemas que podem surgir a partir disso. Para atrair o público desejado, a Caterpillar, em parceria com a Do It! Comunicação, apresentou o vídeo num ambiente desenvolvido especialmente para o projeto. Trata-se de uma esfera inflável de 6 metros de diâmetro, na qual a apresentação pode ser visualizada de seu interior em uma visão de 180 graus. Por meio desse diferencial, os visitantes experimentam a sensação de real imersão nas cenas reproduzidas, trazendo a tona um sentimento de acolhida. Junto a isso, foi criada, ao redor da esfera, uma exposição mostrando vários painéis para contextualizar e aprofundar os temas tratados no vídeo.

Compareceram ao projeto, em grande quantidade, as redes de ensino fundamental e médio, que eram realmente o público prioritário da organização. Além disso, pelo grande sucesso do empreendimento, a empresa ocupou um espaço relevante na mídia eletrônica, alcançando assim, a repercussão desejada.

Ao analisar o projeto, é claramente perceptível, que a empresa procura vincular sua imagem institucional com a causa ambiental. Estratégia essa, que exige grande cuidado e inteligência por parte de seus realizadores, pois não podem haver falhas em um projeto que trata de um tema tão importante para a sociedade. Além disso, ao avaliar os resultados, compreende-se que a organização conseguiu atingir seus objetivos e manter a imagem de uma organização preocupada com o meio ambiente.

Contudo, pode-se dizer que a Caterpillar Brasil tem hoje uma posição forte no mercado e uma imagem marcante na mente de seus stakeholders. Ela conseguiu associar seus produtos, de maneira majestosa, à luta contra a degradação do meio ambiente, graças à aplicação da comunicação estratégica em seus projetos.

Fonte Imagem: http://brasil.cat.com

Um comentário:

  1. O legal de cases como esses, é que a gente pode ir aprendendo e se basenado né! Muito bom!
    Bjos

    ResponderExcluir