O “Planeta H2O” teve inserido, no âmbito de suas estratégias de comunicação, a criação de um vídeo de 18 minutos que aborda a possível escassez de água no planeta e os problemas que podem surgir a partir disso. Para atrair o público desejado, a Caterpillar, em parceria com a Do It! Comunicação, apresentou o vídeo num ambiente desenvolvido especialmente para o projeto. Trata-se de uma esfera inflável de 6 metros de diâmetro, na qual a apresentação pode ser visualizada de seu interior em uma visão de 180 graus. Por meio desse diferencial, os visitantes experimentam a sensação de real imersão nas cenas reproduzidas, trazendo a tona um sentimento de acolhida. Junto a isso, foi criada, ao redor da esfera, uma exposição mostrando vários painéis para contextualizar e aprofundar os temas tratados no vídeo.
Ao analisar o projeto, é claramente perceptível, que a empresa procura vincular sua imagem institucional com a causa ambiental. Estratégia essa, que exige grande cuidado e inteligência por parte de seus realizadores, pois não podem haver falhas em um projeto que trata de um tema tão importante para a sociedade. Além disso, ao avaliar os resultados, compreende-se que a organização conseguiu atingir seus objetivos e manter a imagem de uma organização preocupada com o meio ambiente.
Contudo, pode-se dizer que a Caterpillar Brasil tem hoje uma posição forte no mercado e uma imagem marcante na mente de seus stakeholders. Ela conseguiu associar seus produtos, de maneira majestosa, à luta contra a degradação do meio ambiente, graças à aplicação da comunicação estratégica em seus projetos.
O legal de cases como esses, é que a gente pode ir aprendendo e se basenado né! Muito bom!
ResponderExcluirBjos