segunda-feira, 13 de abril de 2009

A Organização e o Corpo Humano

Primeiramente para se falar sobre Comunicação Organizacional é preciso definir e entender o que essas palavras significam.

Uma das várias definições de comunicação dada pelo Dicionário Aurélio que se encaixa bem ao contexto é: Ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos e processos convencionados, que através da linguagem falada ou escrita, quer de outros sinais, signos ou símbolos, quer de aparelhamento técnico especializado, sonoro e visual.

O conceito básico de organização vai muito além de que uma organização é apenas um edifício ou um galpão. Uma organização é um ambiente humano, onde um grupo de pessoas trabalha em pró do mesmo objetivo, objetivo esse que está diretamente ligado ao serviço prestado pela organização. Na Volkswagen um automóvel, na Universidade Metodista o conhecimento.

Porto Simões disse que uma organização é um sistema composto por subsistemas interligados. Para melhor compreensão podemos comparar uma organização ao nosso corpo. Os subsistemas seriam os órgãos, para o bom funcionamento do corpo humano é necessário que todos os órgãos estejam funcionando corretamente, se o rim ou o pulmão tiver algum problema isso afetará todo o corpo. Assim também funcionam os subsistemas de uma organização, se o departamento de produção ou o de vendas tiver problemas, isso acarretará no andamento da organização.

O departamento de comunicação pode ser considerado o coração de uma organização, cabe a ele bombear informações para todos os subsistemas, de maneira que todos possam trabalhar bem e em conjunto. Para isso o arsenal de ferramentas é infindável, cabe aos encarregados terem a sensibilidade para saber qual pode ser a melhor forma de fazer isso, quais os métodos que se adaptam melhor a organização.

Um comentário:

  1. Muito boa a analogia! È importante mesmo pensar em como cada subsistema precisa realizar sua tarefa bem, para assim o todo alcançar os resultados.

    Abraços.

    ResponderExcluir