sábado, 30 de maio de 2009

Seminário de Comunicação Corporativa


Aconteceu ontem à noite o "Seminário de Comunicação Corporativa" no Salão Nobre da Universidade Metodista de São Paulo - Campus Rudge Ramos. Com as participações ilustres doMinistro do Desevolvimento, Indústria e Comércio Exterior Miguel Jorge e doPresidente da BASF para a América Latina Dr. Rolf-Dieter Acker.

Os dois têm formação em subáreas da Comunicação Social, Jorge em jornalismo e Acker emrelações públicas. O Ministro começou seu discurso se mostrando contente e agradecendo o fato de um auditório com capacidade de 600 lugares estar lotado numa sexta feira à noite. Ao saber da transmissão ao vivo para outro auditório(com capacidade de 400 pessoas) ficou ainda mais surpreso.

Em sua apresentação afirmou que "comunicação é uma forma de poder" e portanto, compartilhar informação é compartilhar poder também. Por isso, as resistências das organizações em dividir informação  são comuns. Mas é necessário às empresas se comunicar, assim como projetar sua imagem. Jorge acredita que imagem e reputação são conceitos indissociáveis. Porque a reputação é a decorrência da imagem, nada mais que a forma que os indivíduoas enxergam a organização. 

Disse também que a marca de uma empresa é 60%, 70% até 80% do seu valor. Patrimônio que é intangível. E citou as Sandálias Havainas e Coca-cola como exemplos de marcas fortes.
A comunicação vêm se modificando bastante nas últimas décadas, e comentou que os profissionais de comunicação atuais têm uma responsabilidade maior. Já que a internet está  valorizada, 64 milhões de brasileiros são internautas e com isso co-existe a vulnerabilidade das empresas e uma grande oportunidade de trabalho para os comunicadores.

Em sua visão, apesar da comunicação corporativa não ter sido muito valorizada quando entrou para a área, hoje ela já é vista como investimento, agregadora de valor e não mais como gastos nos balanços financeiros.


Após vídeo institucional da BASF, seu Presidente para a América Latina enfatizou que "a BASF é a maior empresa química do mundo" e produz "mais de 8.000 produtos". Disse que a área de comunicação dessa empresa gerencia o ativo intangível e uma das suas principais tarefas é gerar valor aos stakeholders da empresa. Acker acredita que os profissionais de comunicação são "Gestores de Confiança" que analisam cenários e para isso, devem ter conhecimento amplo, pois outras áreas como sociologia e antropologia colaboram para a sua função.

Encerrou seu discurso com uma frase do sindicato dos químicos "Dialogar é a melhor forma de buscar soluções conjuntas e inteligentes". E quando questionado sobre a melhor comunicação nesse momento de crise mundial, respondeu "a palavra chave em momentos de crise é transparência e honestidade". 

Referências
- *Discurso oral: Miguel Jorge, dia 29/05/2009;
*Discurso oral: Rolf-Dieter Acker, dia 29/05/2009;
Imagens- *www.revistaportuaria.com.br
*www.basf.com.br

2 comentários:

  1. Nada como dois grandes gestores para dar a visão do mercado sobre a importancia do comunicação corporativa. Realmente honestidade e transparencia hoje, em tempos de crise, são fatores muito valorizados neste relaçao da marca com o publico e o mercado.

    abraços,
    mateus d'Ocappuccino

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  2. O público realmente dá valor a honestidade e transparência, são valores que se cumpridos passam confiança e credibilidade.
    Infelizmente, nem todas as organizações perceberam que esses são ingredientes essenciais para um bom relacionamento. E ainda acreditam que possam "tapear" seus públicos.

    abraços,

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