quinta-feira, 28 de maio de 2009

O Pensamento da Escola de Montreal


A Comunicação Organizacional está voltada para outras ênfases que não somente a área da pesquisa, deste modo utimamente anda inspirando a compreensões diferenciadas do que é comunicação. O lider desta nova compreensão é James Renwick Taylor, professor de comunicação da Universidade de Montreal no Canadá que aborda de forma interpretativa a comunicação organizacional, propondo um novo olhar sobre a organização através de processos de criação e recriação como a co-orientação e os modelos texto conversações. Mostra que os processos de produção estão vinculados ao processo de vinculação entre as partes.
A Teoria da Co- Orientação diz que os atores sociais relacionam- se entre si tornando a unidade "organizacional", e que essa unidade organizacional deve envolver mais que um ator. Que os fins de uns são os meios dos outros, objetivos que não poderiam ser realizados sozinhos, são realizados pelos atores, exemplo disso seria o professor e o estudante. Na formação de identidade a base do processo é a Comunicação. A comunicação tem o papel de estabelecer a imbricação, isto é, a ampliação da unidade de co- orientação evitando falhas.
O modelo texto conversação mostra que a interação entre as pessoas se dá através da conversação, a finalidade da mesma é a co- orientação. As conversações produzem textos, eles fazem parte de um processo, a base destes textos é a comunicação. Textos representam a organização de forma formal e as conversações de forma informal.
Os pontos fortes desta teoria a comunicação é vista como atividade organizativa, as organiações podem se redefinir através da mudança de modelos de comunicação. Os recursos dão continuidade a realidade social dando continuidade a criação e a recriação
.
Fonte www.com.umontreal.ca, TAYLOR James. Comunicação Organizacional: uma ciência híbrida (entrevista concedida a Adriana Casali). Estudos de Jornalismo e Relações Públicas . São Bernardo do Campo. FAJORP - Metodista, a.3, n. 6, p.9-15, 2005.

3 comentários:

  1. Um bom exemplo da Teoria da Co-Orientação é a produçao de conhecimento nas midias sociais, blogs por exemplo. Nos quais leitores interagem através dos comentários com os autores das postagens. Acredito que aquele blog que somente poste e não crie uma relação de 'imbricação' não comunica e apenas informa.

    Abraços,
    Mateus d'Ocappuccino

    ResponderExcluir
  2. Gostaríamos de agradece-lo por ler o nosso blog e fazer críticas construtivas.
    Toda crítica vem para agregar algum valor e após o seu comentário,vimos que necessitamos ter um olho no cliente (pessoas que leem nosso blog) e outro na inovação (novas mídias digitais).

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana.

    Com certeza cada leitor é um cliente de vocês. E vou disseminar com certeza o Organização em Pauta, ja vou addic no meu feed e la aparecem todas as postagens que voces fazem, mas cabe essencialmente a voces trabalharem está relaçao com outros blogs parceiros e outras ferramentas (orkut, twitter), pois tem uma galera bacana por tras deste blog e depois que acabar a disciplina o blog pode continuar se for de interesse de voces.

    Um abraço a ti e a todos

    Mateus d'Ocappuccino

    ResponderExcluir