terça-feira, 26 de maio de 2009

Entrevista : Natasha Botelho


Com as grandes mudanças que ocorrem no cenário mundial, faz com que as Empresas deem mais importância à Comunicação Organizacional, pois a boa comunicação dela perante seus públicos a torna viva no mercado.

A entrevistada Natasha Botelho, se formou na USP e trabalha na Empresa IBM(International Business Machines), empresa reconhecida mundialmente pela criação, desenvolvimento e manufaturas de tecnologia da informação como softwares, sistemas de redes, entre outras usadas em empresas.

Natasha define Comunicação Organizacional como a forma pela qual se une os diversos tipos de comunicação (interna, imprensa, clientes, comunidade, etc) em uma determinada instituição. A sua importância no mundo empresarial se da pela união das aréas para dar uma mesma linguagem e passar uma imagem alinhada com os valores da instituição para todos os públicos.

Natasha acredita que o que falta nas organizações hoje para que haja uma comunicação de sucesso com seus públicos estratégicos é a falta de foco por parte de toda a gerência (alta e baixa): muitas vezes a gerência é comprometida com a comunicação, mas, na medida em que isso vai sendo cascateado, o gerente direto acaba se perdendo no dia-a-dia e não da a devida atenção à Comunicação. Segundo ela, falta também, uma comunicação integrada e verdadeira, para que todo mundo fale a mesma língua e com bastante clareza.

Com relação as mídias e a Comunicação Organizacional, a entrevistada defende que as ferramentas de relacionamento (orkut, twitter, facebook, etc) são uma importante forma de integração de todos os stakeholders, estreitando o relacionamento. Por outro lado ela acha que é algo que precisa ser monitorado, na medida em que todos podem sair falando o que quiserem, sem veracidade, ou sem verem por todos os ângulos e isso pode ser prejudicial a imagem da organização.

Natasha comenta também que há agora ferramentas gratuitas que ajudam, por exemplo no recrutamento de novos funcionários, que é o caso do Linkedin e isso é interessante tanto para a pessoa que tem seu perfil cadastrado, quanto para a organização, que consegue poupar recursos e esforços.

Na opinião dela, o profissional mais adequado para exercer a função de gestor na comunicação pelo currículo seria um Relãções Públicas. Isso não é um bairrismo, mas pela sua experiência, ela vê que os jornalistas, os publicitários ou mesmos os administradores que acabam trabalhando em comunicação organizacional têm que se especializar depois, fazendo uma pós-graduação na área.

Desde já, gostaríamos de agradecer a atenção de Natasha pela entrevista cedida que enriqueçe nossos conhecimentos sobre a área de Comunicação Organizacional que veem se tornado cada vez mais importante nas Organizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário