quarta-feira, 20 de maio de 2009

Reportagem: Mídia Social - aliada ou inimiga?

Blogs, orkut, youtube, my space, qual o impacto que tais mídias causam na reputação das empresas?
Elas podem tanto contribuir quanto prejudicar e muito a imagem da empresa, é o que aborda a reportagem “Mídia Social dá Poder ao Cliente” da revista Comunicação Corporativa.

De um tempo pra cá ficou muito mais fácil expor opiniões, reclamações e elogios.
Com a internet e seu mundo de possibilidades não é difícil encontrar pela rede blogs e comunidades destinados somente a reclamar de determinadas empresas, existem comunidades que tem como nome “Eu Odeio determinada empresa de telefonia celular”.

E como tais acontecimentos eram de se prever as empresas estão cada vez se preparando para essas situações “Ao planejarmos nossa estratégia, levamos em conta que agora não somos mais os únicos interlocutores. Não adianta só a empresa falar bem de seu produto. A comunicação de cima para baixo não existe mais. Ela é horizontal e transita rapidamente” diz Marcelo Alonso, da Vivo.

E da mesma forma que muitas das reclamações dessas mídias têm fundamento, existem também as que não tem “Muitas ações ainda não foram definidas, mas já circulam pela internet como verdades estabelecidas”, Marcelo Alonso da Vivo.

E nada melhor que uma boa comunicação interna e externa da empresa para lidar com tal situação afinal tanto funcionário motivado quanto clientes satisfeitos podem contribuir para a defesa da empresa e venda de seus produtos.


Fonte: Revista Comunicação Corporativa, outubro, 2008

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