quinta-feira, 21 de maio de 2009

Conteúdo: Relações Públicas e Marketing - convergências e distinções

A grande parte das organizações mostram que os profissionais de Relações Públicas e Marketing têm realizado suas atividades de forma independente buscando, separadamente, os objetivos de suas próprias áreas. Apesar de ambos serem fluxos relacionais e não informacionais como Jornalismo e Publicidade e Propaganda e, portanto, ser teoricamente mais fácil coincidir pensamentos e trabalharem juntos.

Basicamente, a diferença entre Marketing e Relações Públicas é, respectivamente, determinar metas e estratégias para posicionar de forma diferenciada a empresa no mercado, e planejar e realizar ações com o objetivo de melhorar a relação entre a organização e seus públicos. 

Sob o olhar de James E. Grunig, as dessemelhanças resultam na seguinte tabela:                                                            Marketing                           Relações Públicas

Meio de atuação

econômico

social

Enxerga as pessoas

consumidores

públicos

Busca resultado

tangível

intangível

Relacionamento

curto prazo

longo prazo


Embora o Marketing busque aumento das vendas, diversificação dos produtos e/ou serviços e mais lucro (coisas tangíveis) e as Relações Públicas imagem positiva, credibilidade e boa reputação (consequências intangíveis), se optarmos pelo ângulo das semelhanças, as duas subáreas da Comunicação Social têm como missão cooperar para o alcance dos resultados e objetivos das empresas e instituições, buscando o atendimento eficaz das necessidades dos seus públicos e da sociedade.

No artigo "Relações Públicas e Marketing, uma abordagem estratégica" de Geraldo Luciano Toledo (Prof. Titular e Chefe do Depto. de Administração - FEA-USP) e Waldir Gutierrez Fortes (Doutorando em Relações Públicas - ECA-USP) acreditam que por essas áreas serem atividades relevantes, sob o ponto de vista da comunicação como informativa e persuasiva, deveriam unir seus objetivos mesmo que os métodos para alcançá-los sejam distintos.


Eles afirmam ainda que "sob o enfoque da administração estratégica, é possível visualizar um campo de ação mais amplo que o tradicionalmente praticado pelos profissionais das duas áreas discutidas. O Marketing estratégico enfatizará a concorrência e a empresa, em termos das respectivas potencialidades e vulnerabilidades, e o mercado. Relações Públicas concentrarão seus esforços na análise sistemática do comportamento dos vários públicos de interesse da organização, na avaliação desta e da concorrência (...) e na recomendação de ações destinadas ao atingimento dos objetivos estratégicos da organização". Provavelmente, uma gestão estratégica da organização e de sua comunicação, convergindo dois espaços tão próximos e dispersos ao mesmo tempo seja a solução para uma comunicação mais integrada, eficiente e eficaz em tudo o que se propor a fazer.

Referências: *Aulas da Profª Cláudia Nociolini Rebechi;
*GRUNIG, J. E. A função das relações públicas na administração e sua contribuição para a efetividade organizacional e societal. In: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2001. p.67-92;
*TOLEDO e FORTES. Relações Públicas e Marketing, uma abordagem estratégica;
Imagem: www.mpg.caparica.com/b/ensino-superior/cursos

2 comentários:

  1. Importante notar através do texto, apesar planos estratégicos difenrentes, como é essencial agregar áreas da Comunicação Social para conquistar e dar credibiliadade a comunicação dentro de uma empresa, seja interna ou externa.

    Parabéns pelo texto!

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  2. Quanto ao verdadeiro marketing, ha de se destacar que ele busca suprir as necessidades e desejos dos consumidores, permitindo a satisfação dos mesmos, o que lhes proporciona a construção de um elo de fidelidade a marca e a empresa.
    Assim, acredito que podemos considerar que o marketing busca um relacionamento empresa - consumidor de longo prazo, pois sua atenção e preocupação não se estende só até o momento da venda, mas também com o pós-venda, isto é, o consumo, momento este onde, na maioria das vezes, sealcança a satisfação do consumidor.

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