sábado, 2 de maio de 2009

Fim do III ABRAPCORP

Bem, chegou ao fim o terceiro ABRAPCORP. Três intensos, proveitosos e cansativos dias voltados para a Comunicação Organizacional. Como todos os sábados são dias de temas livres de acordo com nosso cronograma vou destacar a parte que me chamou mais atenção no congresso.

Logo no primeiro dia na Conferencia Inaugural que ocorreu sob o tema ‘Comunicação, Humanização e Organizações’ pudemos ter o prazer de escutar Dennis Mumby da Universidade da Carolina do Norte falar sobre o assunto. Uma pessoa extremamente bem-humorada (contrariando a fama dos ingleses, de serem frios ou ranzinzas) e com uma cabeça diferente, idéias frescas e mais humanas do que as que costumamos ouvir e aceitar como verdades absolutas. Uma frase em especial ficou marcada para mim: “As organizações atualmente focam muito a teoria e a filosofia e focam pouco nas pessoas.” Em algum lugar li ou escutei que “uma organização sem vida não é uma organização”, o que vai ao encontro da frase de Dennis.

Não quero dizer que todo conhecimento teórico estudado ao longo de graduação, pós-graduação e por ai vai, seja descartável, dispensável ou não importante, pelo contrario, creio que quanto mais se estudar e ler sobre algo, melhor será para seu trabalho e para colocar em práticas suas idéias. Mas estamos falando sobre comunicação organizacional, e sobre como podemos fazer com que pessoas escutem uma mensagem e a assimile. Em outro ponto de sua palestra Dennis diz sobre a importância do humor na organização, de saber que lidar com pessoas e seus sentimentos e saber controlar as emoções dentro da organização. Por isso acho crucial para uma organização conhecer a fundo seus públicos, desenvolver trabalhos de pesquisas frequentemente, não só externamente, mas também internamente.

Encerrarei esse post dando continuidade à “indicação de filmes” dada no primeiro sábado postado. O filme se chama “Patch Adams – O Amor É Contagioso”, o filme trata sobre medicina e não comunicação organizacional, mas a personagem principal desenvolve um método de tratar pacientes de maneira diferente e especifica, tratando cada um como único e especial, o que pode ser trazido facilmente para o universo organizacional.

Bom fim de feriado a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário