domingo, 24 de maio de 2009

Entrevista: Vanessa Pires


Por possuir dimensão ampla, a comunicação organizacional é entendida em diferentes aspectos para cada profissional. A profissional entrevistada esta semana, foi a Vanessa Pires, cursou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo ( USP) e Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica do Estado de São Paulo (PUC-sp). Atualmente trabalha na Serasa no setor de Pesquisa. A SERASA é uma empresa especializada em análise de informações para decisão de crédito, atua em território nacional e internacionalconta, conta com um quadro de mais de 2.000 profissionais. Ela se compromete com um compromisso de responsabilidade social baseado na transparência e na ética. Perguntamos a nossa profissional o seu ponto de vista sobre a comunicação organizacional e sua empresa, veja abaixo a entrevista:


Qual é o seu conceito sobre sustentabilidade nas empresas em geral?

(Pires) Acho, que se tornou um modo de se promover perante as concorrentes. Algumas levam a serio tendo a sua visão centrada na conscientização, mais não podemos generalizar. Não quero promover a minha empresa, mas ela segue a risca as suas ações e metas com transparência. Um dos seus focos é na responsabilidade social com a empregabilidade de deficientes no mercado de trabalho gerando assim oportunidade de inclusão social em parceria com outras entidades.


No seu entendimento qual é o pael da comunicação organizacional?

(Pires) Vejo, que a comunicação organizacional engloba todas as atividades de comunicação, servindo como fonte de informação para toda a empresa, promovendo uma maior integração, construindo e agregando valores. E é quando a comunicação se torna a interação da corporação com seus públicos.


No que os seus estudos de antropologia, sociologia e política lhe agregaram valores para você utilizar agora?

(Pires) Eles me deram uma base forte não só para o trabalho mas para a vida. A sociologia me fez ver o indivíduo na organização, em um grupo. Me fez compreender as culturas. Através da antropologia estudei os comportamentos dos grupos o desenvolvimento dos diferentes indivíduos que permeiam a Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário