sábado, 23 de maio de 2009

"Atitude de Marca"?

Podemos perceber que cada vez mais as organizações estão deixando de lado a publicidade tradicional e adotando maneiras diferentes de chamar atenção de seus stakeholders. Pensando estrategicamente em alinhar seus discursos e práticas organizacionais com a credibilidade de seus públicos, foi desenvolvida uma nova forma de comunicação: ATITUDE DE MARCA.

Yacoff Sarkovas, presidente da agência Significa, que é especializada neste tipo de comunicação, define “atitude de marca” como:

“Toda interação de uma marca com seus públicos estratégicos, por meio de
causas e conteúdos sociais, culturais, ambientais, esportivos, de comportamento
e entretenimento.”

Tudo isso pode ser realizado com ajuda de patrocinadores, apoios, projetos, eventos da marca, investimentos sociais etc. Mas para empregá-la é preciso passar por mais ou menos 5 etapas. A primeira é a associação simbólica da marca com um produto ou ideologia, usando a publicidade para dizer que faz e não que é. Em segundo a organização deve se relacionar com seus públicos estratégicos. Em terceiro deve-se aumentar o auto-estima coorporativo para depois patrocinar um evento, por exemplo, na qual ela irá vender apenas a sua marca neste local. E, como forma de resultado, a organização ganha reputação.

O marketing de atitude, como também pode ser denominado, esta crescendo constantemente, mostrando cada vez mais que “uma marca não se sustenta mais só com publicidade. Não basta mais falar, é preciso agir”, como afirma Sarkovas, dessa forma as pessoas percebem com mais facilidade que as ações desenvolvidas pelas empresas estão sendo executadas em prol de alguma causa e conteúdos sociais, gerando mais repercussão positiva em nome da organização.

Um grande exemplo dessa forma de comunicação é o Mc Dia Feliz, promovido pelo Mc Donalds. Uma ação que tem o objetivo de reverter toda a renda obtida com a venda do lache Big Mac a 61 instituições e 75 projetos.
Em 2008, a campanha trouxe os atletas Gustavvo Borges, Lara Teixeira e Nayara Figueira, como pode ver ao lado.



Fonte: Revista Comunicação Empresarial - p.6 - dez/08

Imagem: Disponível em: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Epocanegocios/foto/0,,15344535,00.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário