terça-feira, 12 de maio de 2009

Entrevista: Rodrigo Cogo



Para discutir com mais profundidade este tema tão amplo e muitas vezes complexo que é a Comunicação Organizacional, entrevistei Rodrigo Cogo*. Ele é formado em Relações Públicas e é referência na área de Comunicação Digital e Colaborativa, sua experiência nessa área lhe proporcionou o atual cargo de Gestor de Conteúdo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial/ABERJE. Ele também é o criador do site www.mundorp.com.br, um dos sites mais visitados da área no Brasil (de acordo com o ranking de popularidade e visitação do mecanismo de busca Google)". Como profissional autônomo, além de alimentar seu próprio site, escreve para portais de notícias e blogs e dá palestras em vários estados brasileiros.

Cogo acredita que a Comunicação Organizacional é "uma área transversal que trata das interfaces comunicativas e relacionais com outros protagonistas sociais,(...) na consciência de que a comunicação é a força propulsora do funcionamento, da aceitação e da longevidade da organização."

Como profissional da área, Rodrigo reflete que "a maioria das empresas brasileiras ainda não perceberam que deixaram de ser o centro da emissão comunicativa, que este papel agora é dividido com outros grupos e pessoas que, num ambiente digital em rede, travam conversações entre si e desenvolvem impressões sobre as organizações independente de seus discursos oficiais". Sobre o cenário contemporâneo, lamenta por visualizar que as empresas nacionais tratam a comunicação como uma atividade técnica/mecanicista em detrimento de sua função estratégica, realizando apenas o manuseio de instrumentos para tentar levar aos seus públicos sua visão de mundo "sem o compartilhamento e o dialogismo necessários".

Cogo também acredita que o comum autoritarismo não deve imperar, é aconselhável às organizações disponibilizarem meios para a participação de seus públicos estratégicos, afinal "cada vez mais as pessoas desejam expressar-se e querem negociar a doação de seus cotidianos para o trabalho em troca de respeito e valorização ou estabelecer suas opções de negócios com mútuos ganhos. A Comunicação atual ainda não sabe partilhar e nem descobriu a potencialidade do engajamento e do comprometimento ascendentes toda vez que as tomadas de decisão são conversadas e levadas adiante sem conflitos". Não poderia deixar de agradecer ao Rodrigo por sua atenção e suas interessantes reflexões sobre a área.

*Rodrigo Cogo é formado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e fez vários aperfeiçoamentos, um deles em Promoção de Vendas, Merchandising, Marketing de Relacionamento e Comunicação Digital pela Escola Superior de Propaganda e Marketing/ ESPM (1997). Em 2006, ganhou destaque especial no Prêmio Opinião Pública do Conselho Regional de Relações Públicas SP-PR. Atualmente, faz especialização em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas/GestCorp na escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo/ECA-USP.
Rodrigo escreve para diversos portais de notícias, como o Jornal da comunicação Corporativa(SP), Coletiva (RS), PQN Notícias(MG) e para os Conselhos Regionais de Profissionais de RP da 2ª e 3ª Regiões, além de blogs do Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraíba, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Pará. Dá palestras de temas diversificados, exemplos são "Comunicação Colaborativa" e "Relações Públicas na internet: estratégias e resultados".

http://www.google.com.br;
Imagem: arquivo pessoal do Rodrigo.

Um comentário:

  1. Valeu pelo interesse na minha opinião e pela divulgação da existência do portal Mundo-RP, que existe desde 1997 e já agrupa mais de seis mil comunicadores de oito países, afora o trabalho com o boletim por email RP em Ação - também em seu ano doze - e a lista de discussão Mundo-RP no YahooGrupos, em funcionamento desde 1998.

    ResponderExcluir