terça-feira, 5 de maio de 2009

Entrevista: Pedro Prochno

No contexto contemporâneo, é possível perceber o quanto a comunicação organizacional é um assunto que possui ampla dimensão, não só teórica e prática, mas também de acordo com o que cada profissional/pessoa entende por este assunto.

Por isso, entrevistamos o profissional de Relações Públicas, *Pedro Prochno (23), para saber, na opinião dele e de forma simples, qual a definição de comunicação organizacional, já que não existe uma regra a seguir.

“Comunicação organizacional é toda comunicação que a organização desenvolve para seus públicos de acordo com sua missão, visão e valores.”


Segundo seu conceito, Pedro acha que algumas empresas que temos no Brasil não atingem este conceito, “pois às vezes comunicam algo que não reflete exatamente no que ela é. Comunicam coisas que destoam da sua forma de agir e pensar, fazendo-o por modismo ou apenas para transmitir aos públicos o que estes querem ouvir, sem ter por trás uma estratégia de negócios”

Para concluir, o que falta na comunicação organizacional atualmente são “as empresas trabalharem de acordo com o que elas são e não destoar ou comunicar algo que elas não acreditam ou que não seja parte do ser delas. Além de alinhar a comunicação com os objetivos de construção da imagem e reputação da organização e de sua estratégia de negócio”
.
Finalizando o post, quero agradecer o Pedro pela gentileza de ceder parte de seu tempo para responder nossas perguntas, dividindo conosco, de forma breve, seu conhecimento e opinião sobre o assunto.

*Pedro Prochno é formado em Relações Públicas pela Universidade Metodista de São Paulo (dez/08). Atualmente integra a equipe do programa de sustentabilidade da Accenture, onde é responsável por desenvolver toda a comunicação interna e externa e é membro do Rotaract Club Aliança Lapa. Durante a graduação desenvolveu atividades voluntárias pelo Rotex São Paulo, estagiou na Unisys Brasil (TI) em Marketing & Communications, Burson-Marsteller – onde atendeu Discovery Networks, Mattel e Gerdau (gerenciamento de crises), assessorou Lilian Pacce (GNT Fashion – Globosat) e integrou o Núcleo de Relações com a Imprensa do Banco Real.

2 comentários:

  1. Parabéns, Entresvista interessante, clara e objetiva.

    ResponderExcluir
  2. Entrevista muito bem feita e sintetizada, uma vez que é sempre bem vindo opniões diversas sobre este tema, que deveria ser mais relatado atualmente na nossa sociedade, ressaltando sobre a alienação da comunicação sobre os devidos negócios e objetivos das empresas !
    Parabéns também ao blog, que tenho acompanhado ultimamente, pelas matérias muito bem elaboradas e criativas.
    Até logo

    ResponderExcluir