sexta-feira, 22 de maio de 2009

Case: “A Conquista do Espaço” (Petrobras)

A Petrobras é uma empresa estatal brasileira, que desenvolve varias atividades relacionadas ao petróleo, desde explorar até o transporte, tanto no Brasil como em outros paises, sendo a terceira maior da América em valor de mercado. Seu lema é “Uma empresa integrada de energia que atua com responsabilidade social e ambiental”.

“A Conquista do Espaço”, como é chamado o case foi realizado em Junho de 2005 e Abril de 2006 e foi dirigida a força de trabalho da companhia. Nesse case a companhia tinha como objetivo mobilizar a força de trabalho para novos escritórios para seu programa de modernização técnico-administrativo. Porem essa ação foi muito trabalhosa e complexa, por vários motivos. Primeiramente por envolver o alto numero de 3600 trabalhadores, em segundo lugar pelo fato de serem de lugares diferentes não percebiam a mudança como ação estratégica da organização e se recusavam a aceitar.

A Petrobras teve que elaborar uma forma de informar e sensibilizar os funcionários da importância que seria a integração dos escritórios, convence-los de que a mudança de endereço seria crucial para os conceitos de integração e modernização da empresa, para isso era preciso deixar a força de trabalho por dentro de todo o processo, alem de se preocupar em facilitar o máximo possível a organização de todo o processo.

Devido à grandiosidade da mudança, dividiram o processo em cinco partes. O primeiro foi a Pesquisa Qualitativa, em que identificaram as associações negativas e positivas às mudanças num geral e também especificamente no trabalho, e também identificar focos de resistência em setores. Em segundo e terceiro lugar ficaram a Exposição e Visitação ao local, o que deu oportunidade da força de trabalho conhecer o local, ver as vantagens da mudança, alem de amenizar a ansiedade de todos. O quarto passo foi Arrumação, nessa etapa a Petrobras deu todo o suporte à força de trabalho, passando informações, dicas, caixas e etiquetas padronizadas, um grupo de apoio treinado para ajudar e orientar a força de trabalho no que precisasse. Por fim, veio à fase de Ocupação, a empresa visou possibilitar a instalação das equipes no novo endereço. Forneceu tudo possível para a melhor adaptação de todos.

O resultado final foi ótimo, tanto para os funcionários como principalmente para a empresa. Toda a preocupação demonstrada pela Petrobras para com seus funcionários fez com que eles percebessem a importância tanto deles para a empresa, como a da mudança. O trabalho árduo valeu a pena, todo o processo transcorreu com sucesso, o que permitiu que o planejamento pudesse ser repetido outras mudanças necessárias.

Um comentário:

  1. Belo case Leonardo. É exatamente isso que precisa, se não incluir algumas lideranças dentre os funcionários que serão afetados, pelo menos tornar o processo transparente e claro, informando sempre. Pois se para o alto escalão é simples enchergar a necessidade de mudança pelo ganho no processo de modernização, para o funcionário nem sempre isto é observável.

    Por exemplo, aonde estou estagiando agora será feita uma alteração e ampliação da sala, mas não estão nos informando de nada, apenas quando pergutamos aos responsáveis por esta mudança. É claro que a alteraçao será feita para aprimorar a empresa, mas todos querem saber em que ilha vão estar, com que colegas vão ficar mais próximos. Isto é importante e muitas vezes esta ação óbvia não é executada.


    Abraços,
    mateus d'Ocappuccino

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