terça-feira, 28 de abril de 2009

Entrevista: Roberto Porto Simões


Como já foi mencionado no Organização em Pauta, o III Abrapcorp começou hoje pela manhã. Por isso, os posts dessa semana serão focados em temas abordados durante o congresso.

Portanto, hoje apresentarei a vocês uma breve entrevista cedida gentilmente por Roberto Porto Simões, autor de vários livros da área da comunicação; dentre eles “Relações Públicas: função política”.

Ao abordá-lo, ele nos recebeu muito bem se mostrando disposto a ajudar-nos. Começamos levantando um ponto importante abordado em seu livro “Relações Públicas: função política”. Perguntamos qual é a função mais importante, dentre as administrativa, comunicativa e política, do gestor da comunicação para uma organização. Ele nos explicou que não se deve separar essas funções umas das outras. Simões disse também que “O gestor da comunicação é aquele que administra a relação de poder entre organização e seus públicos e que procura mantê-la bem relacionada com estes”. Mencionou que coloca o termo “gestão da comunicação”, pois a vê como meio e não como fim; “A gestão da comunicação é o meio pelo qual alcançaremos a integração organização-públicos”.

Então, citamos a comunicação organizacional como um todo, o indagando em relação a sua definição para este termo. Porto Simões a expôs como “... todo processo de comunicação entre a organização e seus públicos”.

Para finalizar, falamos sobre a comunicação integrada e qual seria, em sua opinião, a modalidade mais importante dentre as quatro existentes. Simões explicou-nos que “Não existe esse tipo de valorização das modalidades, pois você acaba saindo da área da ciência e da tecnologia e partindo para a área dos valores e da ideologia”. Clareou nossos pensamentos quando disse que tudo dependia de cada situação, do material obtido pelo profissional e dos dados possuídos. Mostrou-nos também que talvez a palavra útil fosse mais compatível com a pergunta. E sintetizando, discorreu que “Seja onde for, teremos que utilizar a teoria da informação; sendo a informação, a redução da incerteza”.

Fonte Imagem: Organização em Pauta

7 comentários:

  1. Achei super legal a entrevista, Simões é um profissional renomado e ícone nas teorias de Relações Públicas.

    Parabéns ao grupo!

    Abraços
    Thamy F. P. Cavassani

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Thamy, e acrescento ainda que Simões além de ícone e uma pessoa muita prestativa! Atendeu a todos os alunos presente no congresso, tirou fotos e deu autográfos.

    Abraços ao grupo!

    Marina Almeida

    ResponderExcluir
  3. Relamente ele foi muito solicito e atencioso com o Organização em Pauta.

    ResponderExcluir
  4. Foi um enorme prazer gravar a entrevista com Porto Simões, ele foi muito simpático e atencioso comigo e com o Valter...

    ResponderExcluir
  5. Bom dia,

    Meu nome é Anna sou estudante de Relações Públicas
    e estou fazendo um trabalho sobre o Roberto Porto Simões e esta muito dificil encontra a biografia dele.
    Bom gostaria de saber como vocês tiveram contato com ele?



    Atenciosamente,


    Anna

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Anna,

    Nós o encontramos no III Congresso Abrapcorp e aproveitamos a oportunidade para entrevistá-lo.

    Atenciosamente,

    Nayara

    ResponderExcluir
  7. Boa noite,

    Meu nome é Daniele, estou fazendo um trabalho sobre Roberto Porto Simões e assim como a ana estou tendo dificuldade de encontrar a Biografia dele, tipo, data de nascimento, local...onde vive...etc.
    Vcs possuem alguma informação ?

    Obrigada.

    ResponderExcluir