quinta-feira, 30 de abril de 2009

Conteúdo: Cultura Organizacional

Cultura Organizacional é um conjunto formado pelas regras, crenças, princípios e valores da organização.
A maioria das organizações hoje em dia trabalha com esse conjunto que é formado por três itens: Missão, Visão e Valores.

Missão: na missão a organização descreve o que ela é.
Exemplo de missão da Gol Linhas Aéreas: Prover transporte seguro de pessoas e cargas, sustentado pelo trinômio baixo custo, baixo preço e de excelência na qualidade, através de soluções inovadoras, buscando maximizar os resultados para nossos clientes, acionistas, colaboradores e sociedade.

Visão: na visão a empresa descreve o que ela quer ser.
Exemplo de visão da Gol Linha Aéreas: Superar-se e ser reconhecida, até 2010, como a empresa que popularizou o transporte aéreo com qualidade e preço baixo na América Latina.

Valores: É o que a empresa usa como base para se manter e para alcançar seus objetivos como, por exemplo, regras e princípios éticos.
Exemplo de Valores da Gol Linhas Aéreas: Desenvolver os negócios da empresa com base em ações originais, criativas, éticas e justas, focadas em resultados sustentados e duradouros, que se traduzam para os clientes em serviços de alta qualidade com preços baixos. Para os colaboradores, respeito, crescimento, reconhecimento profissional, incentivo ao exercício da solidariedade e cumprimento da responsabilidade social e ambiental.

Essa é uma das formas que a empresa utiliza tanto para vender seus produtos e passar uma boa imagem para seus clientes quanto para informar seus funcionários qual o objetivo da empresa e de que forma ela pretende alcança-los.

Mas a organização não deve esquecer que seus funcionários devem compreender totalmente o que esse conjunto de itens quer dizer.

Em minha opinião funciona como comunicação interna e externa, que eu considero um aliado importante para a comunicação organizacional. Mas não adianta nada os funcionários da empresa andaram com a missão, a visão e os valores da empresa no crachá e não saberem a sua finalidade, que na maioria das vezes é mostrar para os funcionários que eles são uma equipe, e que se a missão é o que a empresa é, isso é um reflexo do núcleo de funcionários e das atividades exercidas e que para empresa alcançar seus objetivos ele depende em grande parte de seus fincionários.

Fontes: http://www.gestaodacomunicacao.com/gestao_cultura.html
http://qualiblog.wordpress.com/2008/12/02/visao-missao-e-valores/
http://www.voegol.com.br/Paginas/home.aspx

2 comentários:

  1. Realmente muito boa sua capacidade de sintetizar o tema. Me ajudou muito nesta fase inicial do TCC.

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