quinta-feira, 23 de abril de 2009

Conteúdo: Comunicação Interpessoal

Primeiramente aqui vai uma breve explicação sobre o ato de comunicação

O processo de comunicação se basea basicamente na transferência e compreensão de significados, nesse processo existem dois lados: o emissor ou remetente, que é quem elabora a mensagem, o emissor deve codificar a mensagem e fazer com que ela chegue ao receptor por meio de um canal. Do outro lado temos o receptor, ou o destinatário, que é o alvo da mensagem, pode ser chamado de público-alvo, essa denominação ocorre pois geralmente as mensagens são produzidas a partir de uma pesquisa que procura definir o público a ser alcançado. O canal é o suporte ou veiculo que conduzirá a mensagem ao receptor, o código é a linguagem na qual a mensagem é transmitida, e a mensagem é aquilo que o emissor transmite ao receptor.

Trazendo o ato de comunicação para o âmbito organizacional, existem dois tipos de modelos de comunicação usados pelas organizações. O primeiro e mais antigo é o modelo de uma mão, consiste apenas em transmitir a mensagem, sem se preocupar como ela será assimilada. O modelo de duas mãos é um modelo mais sofisticado, nesse modelo o emissor manda a mensagem, mas se preocupa com o retorno ou feedback.

Muitas organizações não têm noção de quão importante é a eficácia da comunicação para o bom andamento da organização, uma comunicação falha resultará fatalmente em conflitos interpessoais. Por isso o modelo de duas mãos é considerado mais sofisticado e mais adequado, não basta apenas emitir a mensagem, é preciso saber como ela chega aos ouvidos dos receptores. Muitos fatores devem ser levados em consideração pelo emissor, por exemplo, a chamada “percepção seletiva” que diz que o receptor vê e escuta seletivamente, com base em suas próprias necessidades e experiências. Outro fator que influencia é a sobrecarga de informações, quando as informações são tantas a ponto de impossibilitar a compreensão.

Podemos perceber que o processo de comunicação não é tão simples, exige trabalho e cuidado por parte de quem o faz, não basta apenas ter conhecimento, criatividade ou um largo orçamento, quando se trata de pessoas de diferentes religiões, classes sociais, formações, lugares, culturas, é preciso ter bom senso e saber que uma palavra mal colocada pode mudar todo o contexto da mensagem e gerar um problema perfeitamente evitável.

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