sexta-feira, 24 de abril de 2009

Case: "Um dia sem carne"


Para quem não conhece, a General Motors é a segunda maior montadora automobilistica do mundo e também multinacional com uma de suas sedes instalada em São Paulo na cidade de São Caetano do Sul.

Mostrando suas preocupações com os problemas sociais, a GM, com auxilio da profissional de Relações Públicas, Maria das Graças Ribeiro Martins e da Administração dos Restaurantes – SCS, inseriu em seu cotidiano o projeto “Um dia sem carne”, que teve inicio em 2006 e término em junho de 2007.

A proposta consistia em substituir, uma vez por mês, durante dez meses, a ingestão de carne por outros alimentos que possuíssem o mesmo valor nutricional. Além de sensibilizar funcionários da GM, a ação só alcançaria o sucesso se grande maioria aceitasse participar de todo o processo, pois todo o capital arrecadado com a economia seria revertido em compras de alimentos para serem doados a 10 instituições carentes.

A grande preocupação estava voltada á importância e consistência da comunicação estratégica a ser dirigida aos 8 mil funcionários da fábrica, de forma que fosse bem aceito por todos. Para isso, foram aplicadas pesquisas para identificar o grau de interesse de participação, além do planejamento de mensagens propagadas durante o projeto para que cada vez mais fosse compreendida a ação desenvolvida.

Houve uma boa adesão ao projeto por parte dos colaboradores da empresa, mostrando sensibilidade em contribuir com as entidades e o despertar e motivação em trabalhar em uma empresa que desenvolve responsabilidade social, se preocupando com o meio em que esta inserida.

Esta é, mais uma prova, de que por meio da comunicação estratégica podem-se alcançar barreiras jamais sonhadas no âmbito da comunicação mecanicista, pois afinal, o uso desta é essencial àqueles que procuram a excelência na comunicação de sua empresa.
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