terça-feira, 21 de abril de 2009

Entrevista: Marcelo Arone Garcia

Formado na Faculdade de Comunicação Cásper Líbero / Dez 2006

Atualmente trabalha como Gerente de Cash no Itaú BBA S.A

Anteriormente exerceu algumas funções como Gerente Comercial no Unibanco AIG Seguros, Analista de Marketing e Eventos na TIM Brasil S.A, estagiário de Comunicação Corporativa na Siemens do Brasil Ltda, estagiário de Marketing no Grupo Impacta Tecnologia, etc.

De que forma o profissional de Publicidade e Propaganda contribui para o bom relacionamento entre a organização e seu público interno?

Através da objetividade e transparência durante divulgação das campanhas aos colaboradores. Não basta somente “ser”, é necessário também “parecer”.

Em sua opinião quais as principais dificuldades que as organizações encontram para manter um bom relacionamento interno?

O turn over das empresas no Brasil ainda é muito alto. A falta de um plano de carreira concreto ao funcionário também influencia. O Endomarketing precisa se alinhar com o RH para manter o relacionamento saudável com os colaboradores.

Um profissional de Publicidade e Propaganda está elaborando uma campanha de comunicação interna. Qual a maior dificuldade que ele encontra para agradar tanto a diretoria da empresa quanto seus colaboradores?

Se a cultura organizacional da empresa for clara não existe dificuldade. A dificuldade se torna evidente quando se promete benefícios e melhorias que não acontecem. Quando isso ocorre a comunicação destaca o subjetivo, pra tentar evidencias aos funcionários algo que eles não precisam.

Você acredita que as empresas utilizam de modo correto as ferramentas de comunicação para reforçar sua imagem junto aos seus funcionários?

Não. Gasta-se muito mais com campanhas e veiculações destinadas ao público externo e os colaboradores às vezes nem sabem disso. Não basta ter somente uma Intranet ou um mural de recados aos colaboradores, é necessário transmitir a cada um deles de forma estruturada a idéia que desejam passar aos consumidores.


Além do profissional de Publicidade e Propaganda do que mais a empresa precisa dispor para o bom andamento da comunicação interna?

De um RH capacitado e alinhado com os objetivos de marketing da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário