terça-feira, 2 de junho de 2009

Entrevista: Bruno Bertozo

Bruno Bertozo é dono da agencia BBERTOZO e atua como gerente de relacionamentos. A BBERTOZO é uma agência especializada nos ramos de Consultoria Empresarial, Esportiva e em Idiomas.
Como define “Comunicação Organizacional”?
Um conjunto de ações e ferramentas estratégicas de comunicação com foco no core business de uma organização.
Qual a importância da Comunicação Organizacional no mundo empresarial?
É fundamental do ponto de vista de negócio visto que a cada dia precisamos entrar mais e mais no mundo dos públicos pelo qual temos interesse de atingir. Usamos na agência uma expressão forte, porém que reflete essa situação: “Precisamos dar o tiro na testa!”.
A Comunicação Organizacional recebe a devida importância nas empresas brasileiras?
Acredito que não, visto que vivemos em um país em que as pessoas não têm a mínima preocupação em selecionar ou filtrar as informações que recebem diariamente. Isso é um fator social e no meu ponto de vista algumas empresas se aproveitam dessa situação e ficam na zona de conforto. Acredito que as empresas de forma geral devem ser mais agressivas nesses aspectos.
Com o fácil acesso a internet, essa via de comunicação vem se tornando cada dia mais importante para as organizações. Qual a importância de estar antenado com as novas ferramentas de relacionamento que estão cada vez mais populares como Orkut, Twitter, Msn, Blogs? Elas podem ser úteis a uma organização?
Não tenho duvidas disso. Antes a preocupação era conectar essas pessoas, mas agora o foco está em além de conectar, é preciso reter a atenção de forma dinâmica e interativa com o internauta. Acredito que o Orkut esteja completamente ultrapassado pela forma pejorativa que o mesmo está sendo usado nos dias de hoje além da maioria de seus assinantes serem brasileiros, o que impossibilita atingir um leque maior de exposição. O MSN no um negócio é fundamental para conter custos, assim como o skype, porém essas ferramentas devem ser muito vigiadas para evitar o uso indevido. O Blog e o twitter promovem essa interação com agilidade, acredito que hoje, essas sejam as duas principais ferramentas para uma organização.
Existe algum profissional adequado para fazer o papel de gestor da comunicação? Por quê? Se sim, qual?
É difícil cravar uma resposta para essa pergunta, porém acredito que os profissionais que estejam nessa posição de liderança devem ter um formação multidisciplinar consistente em comunicação, isso possibilita a obtenção de resultados estratégicos e geradores de recursos.

Um comentário:

  1. O Twitter é a ferramenta mais rapida da nova internet. E respondendo a ultima pergunta da entrevista: é claro que é o RRPP o profissional para fazer isso heheh

    Max Delazeri

    ResponderExcluir