Primeiramente, deve-se pensar na comunicação como algo pré-existente em todas as organizações. Não existem organizações se não houver a comunicação, pois é por meio desta que elas criarão vínculos, relacionamentos, ideiais, metas etc.
Neste post, iremos discorrer um pouco sobre a Comunicação Interpessoal. Ela atua criando os processos de relacionamento entre as pessoas e fazendo com que sejam encontradas afinidades ou contradições. É o estabelecimento de um objetivo comum, que será direcionado, em forma de uma mensagem verbal ou não-verbal, a um determinado público, com o intuito de persuadir, convencer ou informar.
Obviamente, existem fatores que podem interferir no processo de comunicação. Um deles é o ruído. Ele pode atrapalhar o emissor da mensagem, fazendo com que o receptor entenda a informação de maneira parcialmente ou totalmente equivocada. Um dos tipos de ruídos que podem aparecer é o choque cultural. Enquanto para um cidadão de certa região o balançar da mão é uma maneira de cumprimento, para outra pessoa esse gesto pode ser interpretado como uma grave ofensa.
A partir disso, percebe-se que relacionamentos duradouros são uma das premissas da boa comunicação dentro de uma instituição. É através deles, que será criada a boa vontade dos públicos em relação a empresa e seus objetivos.
Portanto, pode-se dizer que o sucesso na comunicação não é alcançado somente pela maneira como a mensagem é reproduzida. É conseguido, na verdade, pelo entendimento de seus receptores para com o emissor.
Neste post, iremos discorrer um pouco sobre a Comunicação Interpessoal. Ela atua criando os processos de relacionamento entre as pessoas e fazendo com que sejam encontradas afinidades ou contradições. É o estabelecimento de um objetivo comum, que será direcionado, em forma de uma mensagem verbal ou não-verbal, a um determinado público, com o intuito de persuadir, convencer ou informar.
Obviamente, existem fatores que podem interferir no processo de comunicação. Um deles é o ruído. Ele pode atrapalhar o emissor da mensagem, fazendo com que o receptor entenda a informação de maneira parcialmente ou totalmente equivocada. Um dos tipos de ruídos que podem aparecer é o choque cultural. Enquanto para um cidadão de certa região o balançar da mão é uma maneira de cumprimento, para outra pessoa esse gesto pode ser interpretado como uma grave ofensa.
A partir disso, percebe-se que relacionamentos duradouros são uma das premissas da boa comunicação dentro de uma instituição. É através deles, que será criada a boa vontade dos públicos em relação a empresa e seus objetivos.
Portanto, pode-se dizer que o sucesso na comunicação não é alcançado somente pela maneira como a mensagem é reproduzida. É conseguido, na verdade, pelo entendimento de seus receptores para com o emissor.
Fontes:
Parabén pelo seu post campeão.
ResponderExcluirContinue nesse caminho,terá sucesso profissional,digo e repito.
Na minha opinião e na de muitos é realmente este "entendimento de seus receptores para com o emissor" a essência da comunicação.
ResponderExcluirLegal o assunto e o resgate do tema no post.
Abraços,
Mateus d'Ocappuccino
Concordo Mateus! O que seria da comunicação se não houvesse esse entendimento entre interlocutores?
ResponderExcluirAbraços.
Agradecemos a citação e o link para a Callmunity. Parabenizamos o trabalho do blog Organização em Pauta e sugerimos incluir nosso link na recomendação de sites. Sucesso! Adolfo Breder - Editor
ResponderExcluirgostei muito continuem assim
ResponderExcluir