sexta-feira, 15 de maio de 2009

Case: 50 anos da Toyota no Brasil


Atualmente uma das principais montadoras e a Terceira maior fabricante de carros do mundo é a Toyota. Em 1958, a empresa se instalou no Brasil com o nome de Toyota do Brasil Industrial e Comércio Ltda. No mesmo ano, a primeira montadora foi inaugurada em São Paulo.

A fábrica de São Bernardo do Campo permaneceu por quatro décadas com operações intactas, ou seja, todos os processos desde a ideia até o produto final eram feitos pela própria empresa. Este fato aconteceu apenas em algumas empresas do mundo.

Em 2008, a Toyota completou 50 anos no Brasil, e fez campanha de dois anos para comemorar sua potência no mercado nacional. Acompanhe o CASE de sucesso relacionado a campanha feita pela empresa.

O slogan "Ampliando Horizontes" mostra a vontade da montadora em começar uma nova fase. O planejamento da campanha feita em 2008 começou a ser elaborada dois anos antes. Isso foi deito para que as metas fossem atingidas.

Os comunicadores logo perceberam as complicações para o sucesso das metas como separar a imagem corporativa da imagem do jeep bandeirantes (um dos principais produtos feitos pela marca no mundo), apresentar a história da empresa, entre outras.

O projeto foi realizado em três partes. Na 1ª parte foram feitas pesquisas em que foram levantadas informações. Foram realizadas entrevistas que resultaram na memória empresarial da marca.

A 2ª parte foi a execução das ações planejadas junto com produtos desenvolvidos. Já a 3ª parte, deu-se pela continuidade das dessa ações que ligavam-se aos 50 anos da Toyota no Brasil.

Para reforçar a imagem, foram distribuidos brindes e materiais informativos como exemplares históricos da empresa, malas diretas, agendas, entre outros. Surgi também um hotsite comemorando os 50 anos da empresa com sua história e com um video.

O evento comemorativo realizado teve como pessoas ilustres entre 1000 convidados, Shoichiro Toyoda, filho do fundador da montadora no Brasil, o presidente Lula, o governador José Serra e o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab.

A campanha obteve grande sucesso e cumpriu suas metas. O hotsite da campanha é http://www.50anosdetoyotanobrasil.com.br/

Referências Bibliográficas
Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário