quarta-feira, 3 de junho de 2009

Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada

Com o passar dos anos, as Relações Públicas ganharam um gradativo aumento de valorização por parte da sociedade e das organizações em geral. Mas, infelizmente, em tempos de globalização e próxima de completar “historicamente seu primeiro centenário”, segundo Luiz Alberto de Farias, editor da Revista Organicom, ainda carece de reconhecimento e conhecimento.

O reconhecimento pode ser esperado com a vinda da globalização, que pode abrir muitas portas à profissão de Relações Públicas, de acordo com a cultura de determinadas organizações, que trazem em sua formação a valorização da profissão em questão, como forma de fortalecer seu relacionamento com os diversos públicos.

Já o conhecimento, fica por conta de algumas literaturas que temos disponíveis, mas que trazem, em sua maioria, conteúdos que explicam conceitos e definições das Relações Públicas. Dessa forma, sentimos falta de literaturas com conteúdos mais consistentes, na qual acompanham o gradativo crescimento do mercado, que cada vez mais oferece diferentes alternativas de atuação.
Para aumentar nosso acervo acadêmico, a respeitável professora Margarida Krohling Kunsch, revisou, atualizou e ampliou para mais de 400 páginas, a obra “Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada”, que teve seu primeiro lançamento em 1986 e posteriormente em 2003, na qual se tornou uma das obras mais importantes da atualidade das Relações Públicas.

A obra foi desenvolvida sob uma vasta e rica pesquisa que revisa nos mínimos detalhes a biografia das Relações Públicas, partindo sob um tema do estudo do atual cenário, que se altera com os processos de transformações da sociedade e os ambientes nas quais atuam as Relações Públicas nas organizações.

Estes assuntos são absolutamente necessários para as atuais organizações e são apresentados desde os temas mais gerais até os mais específicos, guiando o leitor passo a passo sobre os processos de comunicação, explorando e detalhando as formas de relacionamento, os conceitos de comunicação integrada, apresentação dos diversos tipos de pesquisa, que são fundamentais para efetividade das políticas da área, entre outros assuntos.Essa obra, além de ser séria e competente, é de grande importância para todos que estão inseridos na área de alguma forma, pois oferece reflexões sobre a comunicação organizacional de forma atualizada, ou seja, que pode ser percebida e aplicada nas organizações.
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Referência:
Revista Organicom, agosto de 2004 - Ano 1 n.1

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